O meu cão foi atropelado - Urgência Clínica

2024-01-22

Cães
O meu cão foi atropelado - Urgência Clínica

O atropelamento de animais é um problema grave que pode ter consequências fatais. Se o seu cão for atropelado, é importante agir rapidamente para garantir o seu bem-estar.

Aqui estão os passos a seguir:

  1. Assegure-se de que o local do acidente é seguro. Se o acidente ocorreu na estrada, certifique-se de que não há perigo de outros veículos.
  2. Verifique se o seu cão está consciente. Se o seu cão estiver inconsciente, chame ajuda médica imediatamente.
  3. Se o seu cão estiver consciente, avalie os seus ferimentos. Procure sinais de ferimentos graves, como fraturas, hemorragias ou perda de consciência.
  4. Se o seu cão tiver ferimentos leves, poderá transportá-lo para casa ou para uma clínica veterinária. Se o seu cão tiver ferimentos graves, deverá ser transportado para uma clínica veterinária de emergência o mais rapidamente possível.

Aqui estão alguns cuidados específicos que deve ter:

  • Não tente mover o seu cão se ele estiver com ferimentos graves. Mover o seu cão pode piorar os ferimentos.
  • Se o seu cão estiver sangrando, tente estancar o sangramento com uma gaze ou pano limpo.
  • Se o seu cão tiver ferimentos na cabeça ou no pescoço, não o deixe sozinho.

Se o seu cão for transportado para uma clínica veterinária, o veterinário irá realizar exames para determinar a gravidade dos ferimentos. O tratamento dependerá da gravidade dos ferimentos.

Alguns dos ferimentos que podem ocorrer em um atropelamento incluem:

  • Fraturas
  • Hemorragias
  • Lesões internas
  • Lesões neurológicas
  • Morte

Ao seguir estes passos, estará a aumentar as chances de sobrevivência do seu cão.
 

Fraturas

As fraturas são uma das lesões mais comuns em atropelamentos. Se o seu cão tiver uma fratura, poderá estar a sangrar ou a apresentar dificuldade em andar. Se notar algum destes sinais, é importante levar o seu cão ao veterinário o mais rapidamente possível.

Hemorragias

As hemorragias são outra lesão comum em atropelamentos. Se o seu cão estiver sangrando, é importante estancar o sangramento o mais rapidamente possível. Para isso, poderá usar uma gaze ou pano limpo para pressionar o local do sangramento. Se o sangramento for intenso, deverá levar o seu cão ao veterinário o mais rapidamente possível.

Lesões internas

As lesões internas são difíceis de diagnosticar, mas podem ser fatais. Se o seu cão estiver inconsciente ou apresentar dificuldade em respirar, poderá ter lesões internas. Se notar algum destes sinais, deverá levar o seu cão ao veterinário o mais rapidamente possível.

Lesões neurológicas

As lesões neurológicas podem causar paralisia ou outros problemas de movimento. Se o seu cão estiver com dificuldade em andar ou se estiver a apresentar outros sinais neurológicos, deverá levar o seu cão ao veterinário o mais rapidamente possível.

Aqui estão algumas dicas adicionais que podem ajudá-lo a cuidar do seu cão após um atropelamento:

  • Mantenha o seu cão calmo e aquecido.
  • Não dê comida ou água ao seu cão até que o veterinário o autorize.
  • Se o seu cão tiver que ficar internado, visite-o o mais frequentemente possível.

Ao seguir estas dicas, estará a ajudar a garantir o bem-estar do seu cão após um atropelamento.

 

VOLTAR

Newsletter

Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades

* Campo obrigatório

Franchising

Lowcost Veterinários - Franchising oferece um abrangente programa de apoio e formação aos seus franchisados para ajudá-los a estabelecer e gerir com sucesso as suas clínicas veterinárias. 

Mais Informação